É o uso de software de inteligência artificial (robôs) para lidar com tarefas rotineiras que exijam precisão e velocidade. Uma vez treinado, o robô terá a capacidade de executar processos específicos, capturar e interpretar informações, realizar novas ações e comunicar-se com outros sistemas. Tudo operado de forma autônoma, e ainda, caso ele não tenha sucesso, irá acionar o humano para dar continuidade na atividade ou lidar com a exceção.

Atualmente, é uma das áreas em que a Inteligência Artificial é mais aplicada. Além disso, permite que, mesmo empresas com sistemas mais antigos, automatizem seus fluxos de trabalho.

O que acontece é que com a transformação digital gerando verdadeiras revoluções nos negócios, tornou-se um foco para as organizações fazer com que seus colaboradores aproveitem seu tempo e energia ao máximo, para realizar tarefas que são verdadeiramente importantes e necessitam de um “toque humano”.

Assim, algumas tarefas repetitivas que ainda não podiam ser realizadas por sistemas (pois necessitavam de aprendizado contínuo e tomada de decisão, por exemplo), passam a ser realizadas dessas forma (e com menos erros).

Os funcionários que se dedicavam a elas, agora têm mais tempo livre para outras atividades em que – por enquanto – só um humano pode realizar adequadamente.

Tarefas como abrir arquivos, inserir dados e copiar campos podem ser executadas automaticamente com o RPA. Por isso, ele abrange um campo vasto de aplicação, considerando que são até mais importantes para empresas que não pertencem ao setor tecnológico. Afinal, muitas delas costumam operar com sistemas obsoletos e com muitos processos manuais.

Como implantar?

É importante salientar que a RPA é uma tecnologia abrangente e pode ser empregada em diversas empresas, não é uma ferramenta exclusiva de negócios de grande porte, sendo também usada em pequenos e médios negócios.

Automatizar tarefas corriqueiras: Ao contar com uma RPA, seus colaboradores não perderão mais tempo e energia com atividades que não tem muita importância ou são repetitivas. Por exemplo: no momento de atualizar o cadastro de clientes garantindo que nenhum dado está em falta e inserindo as informações manualmente. Com a RPA o software já indica os campos que não estão preenchidos em cada perfil. Assim, o colaborador saberá de maneira mais certeira o que precisa fazer e perderá muito menos tempo para concluir a tarefa.

Colaboradores mais focados no que realmente importa: Ao ter tarefas corriqueiras realizadas pelo software “robô”, os colaboradores poderão dedicar-se a atividades que realmente importam em suas funções, aquelas tarefas que exigem mais de seu intelecto e habilidades pessoais e que geram impacto sobre seus negócios.

Maior motivação e produtividade: Funcionários que conseguem gastar menos tempo em atividades repetitivas e maçantes tendem a ser mais motivados e produtivos, demonstrando um maior engajamento com o trabalho.

Menos erros nos processos: Erros humanos são bem mais comuns e frequentes quando comparados ao desempenho de novas tecnologias. No caso da RPA, não é diferente: dados não serão esquecidos, copiados de maneira equivocada ou omitidos.

Análises facilitadas e bem estruturadas: RPA é capaz de atuar quase como se fosse uma pessoa na hora de realizar análises. Consegue compilar e interpretar dados armazenados em tempo real, à medida que gera informações. Toda atividade realizada por ele é armazenada e registrada detalhadamente. Assim, os gestores contarão com uma base de dados mais sólida e robusta para analisar os processos da empresa, tendo uma melhor visão sobre o que está ocorrendo na organização.

Redução de custos: Ao automatizar processos, a RPA diminui a necessidade de mais funcionários ou de terceirização de serviços. A equipe se torna mais “enxuta”, custos operacionais são reduzidos e as atividades são realizadas de maneira mais rápida. 

Melhora na comunicação: Essa tecnologia pode ser utilizada para gerenciar a interação da empresa com clientes e outros stakeholders. Pode ajudar, por exemplo, a controlar a agenda de contatos de clientes e enviar mensagens automáticas, oferecendo produtos ou alertando sobre promoções.

Integração com outras ferramentas e sistemas:  Preocupado com os sistemas com os quais sua equipe já está acostumada a trabalhar? Não é necessário: RPA Robotic Process Automation oferece uma boa integração com outros sistemas, como o ERP, aplicativos via nuvem, BPM e outros.