Vivemos num momento de quebra de paradigmas a nível global – o que obriga varejistas em todo o mundo a se adaptarem de forma cada vez mais ágil, diante das novas pressões e responsabilidades que surgem. Um varejo que não seja adaptável não conseguirá se manter na atualidade.
Os três pontos em que varejistas precisam se adaptar são os seguintes:
Adaptação a novas expectativas: o novo modelo de trabalho pode trazer necessidades novas aos funcionários; além disso, a avaliação dos investidores quanto ao futuro e as formas de interação dos clientes também serão afetadas pela adaptabilidade de seu negócio.
Adaptação às novas formas do trabalho: o trabalho local pode não ser desejável em algumas situações, e a tecnologia facilita para que possa ser executado em qualquer lugar. É imprescindível que se redefina talentos para essa realidade, assim como a parceria com ecossistemas de tecnologias que facilite o trabalho compartilhado.
Adaptação aos climas globais da atualidade: e não apenas de ordem econômica, mas também a própria movimentação política e social exigem atenção cuidadosa – sem deixar de lado a sempre presente questão ambiental.
O varejo de hoje não é totalmente simples. O varejo de amanhã está sempre em atividade.